Newsletters

Estatísticas tecido empresarial Português

Seguem dados estatísticos do tecido empresarial Português que serão certamente do seu interesse:
 
 

 
                                  Longevidade e rejuvenescimento empresarial
 
A longevidade empresarial é desejável e lucrativa. Sobreviver ao longo dos tempos perpetuando os projectos das empresas pode ser considerada uma das vertentes do desempenho empresarial, mas esta difícil etapa é reservada a poucos. Em Portugal apenas 19% das empresas tem mais de 20 anos de actividade.
Também o rejuvenescimento do tecido empresarial é fenómeno relevante, sendo o empreendedorismo um dos aspectos chave do dinamismo económico que introduz novas iniciativas empresariais, inovação, competitividade e criação de emprego. Nos últimos 10 anos (1) constituíram-se 361.049 empresas. Hoje, apesar de apenas uma parte se manter em actividade, estas empresas representam 55% do tecido empresarial Português (2). Curiosamente, 25% tem menos de 5 anos, o que representa uma forte contribuição para o rejuvenescimento do tecido económico.
(1) Período de 2000-2010
(2) Empresas com obrigatoriedade de prestação de contas (não contempla a informação referente aos Empresários em Nome Individual)
 
                                 
                                    
                        
 
Quando se observa a idade média das empresas por sectores, esta é muito variável: as Indústrias Extractiva e Transformadora são os sectores de idade mais elevada ficando no outro extremo os sectores Gás, Electricidade e Água e Telecomunicações como os mais jovens onde 40% das suas empresas têm menos de 5 anos.
 
 
Durante o mês de Dezembro verificaram-se:

> 2.477 constituições (-10,4% vs mês homólogo)
> 3.974 dissoluções naturais (+ 32,6% vs mês homólogo)
> 9.346 novas acções judiciais (-1,0% vs mês homólogo)
> 374 processos de insolvência iniciados (+ 27,6% vs mês homólogo)
Tags: Noticias